sexta-feira, 4 de maio de 2012

INFORMATIVO SOBRE RECONHECIMENTO DE CRV - AUTENTICAÇÃO E RECONHECIMENTO DE FIRMAS

A partir do momento que você vende um veículo, combine com o comprador que você irá preencher o recibo (CRV - Certificado de Registro de Veículo). Para tanto será necessário todos os dados do Comprador e do Vendedor.


Depois de preenchido, comprador e vendedor, deverão ir até um cartório onde e ambos irão assinar o CRV na presença do Tabelião para reconhecer sua firma (nome), por autenticidade.


Após o reconhecimento das firmas (por autenticidade), o vendedor tira um xerox e autentica o CRV, também conhecido como DUT do veículo, e de posse da cópia do documento, ele entrega ao vendedor o original do CRV, para que seja feita a transferência do veículo para o nome do comprador.  Podendo ainda com a xérox autenticada o vendedor se dirigir ao CIRETAN e dar baixa no CRV em seu nome, informando a venda. Com isso o vendedor tira toda a responsabilidade sobre o veículo.



IMPORTANTE:

O RECONHECIMENTO DA FIRMA DO COMPRADOR E VENDEDOR NO CRV – CERTIFICADO DE REGISTRO DE VEÍCULO, SÓ PODERÁ SER REALIZADO POR AUTENTICIDADE (assinatura na presença do Tabelião) CONFORME ART. 369 DO CPC.

SAIBA DIFERENCIAR:

AUTENTICAÇÃO: FOTOCÓPIA DE DOCUMENTO ORIGINAL LEVADO AO CARTÓRIO PARA APÓS CONFERÊNCIA RECEBER SELO DE AUTENTICAÇÃO. (Confere com o original)

RECONHECIMENTO DE FIRMA: ASSINATURA RECONHECIDA PELO TABELIÃO, SENDO DAS SEGUINTES FORMAS: SEMELHANÇA: COMPARA-SE A ASSINATURA COM O BANCO DE DADOS DO CARTÓRIO;  POR AUTENTICIDADE: A PESSOA ASSINA NA PRESENÇA DO TABELIÃO.
para maiores informações,  procure o Tabelião.

2 comentários:

  1. o vendedor pode autenticar em um cartorio
    e o comprador autenticar em outro?

    ResponderExcluir
  2. O documento pode ser preenchido com um data e assinado em outra? Obrigado

    ResponderExcluir