sexta-feira, 4 de maio de 2012

INFORMATIVO SOBRE RECONHECIMENTO DE CRV - AUTENTICAÇÃO E RECONHECIMENTO DE FIRMAS

A partir do momento que você vende um veículo, combine com o comprador que você irá preencher o recibo (CRV - Certificado de Registro de Veículo). Para tanto será necessário todos os dados do Comprador e do Vendedor.


Depois de preenchido, comprador e vendedor, deverão ir até um cartório onde e ambos irão assinar o CRV na presença do Tabelião para reconhecer sua firma (nome), por autenticidade.


Após o reconhecimento das firmas (por autenticidade), o vendedor tira um xerox e autentica o CRV, também conhecido como DUT do veículo, e de posse da cópia do documento, ele entrega ao vendedor o original do CRV, para que seja feita a transferência do veículo para o nome do comprador.  Podendo ainda com a xérox autenticada o vendedor se dirigir ao CIRETAN e dar baixa no CRV em seu nome, informando a venda. Com isso o vendedor tira toda a responsabilidade sobre o veículo.



IMPORTANTE:

O RECONHECIMENTO DA FIRMA DO COMPRADOR E VENDEDOR NO CRV – CERTIFICADO DE REGISTRO DE VEÍCULO, SÓ PODERÁ SER REALIZADO POR AUTENTICIDADE (assinatura na presença do Tabelião) CONFORME ART. 369 DO CPC.

SAIBA DIFERENCIAR:

AUTENTICAÇÃO: FOTOCÓPIA DE DOCUMENTO ORIGINAL LEVADO AO CARTÓRIO PARA APÓS CONFERÊNCIA RECEBER SELO DE AUTENTICAÇÃO. (Confere com o original)

RECONHECIMENTO DE FIRMA: ASSINATURA RECONHECIDA PELO TABELIÃO, SENDO DAS SEGUINTES FORMAS: SEMELHANÇA: COMPARA-SE A ASSINATURA COM O BANCO DE DADOS DO CARTÓRIO;  POR AUTENTICIDADE: A PESSOA ASSINA NA PRESENÇA DO TABELIÃO.
para maiores informações,  procure o Tabelião.

14 comentários:

  1. o vendedor pode autenticar em um cartorio
    e o comprador autenticar em outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liguei no carório e disseram que as assinaturas podem ser em momentos e locais diferentes

      Excluir
  2. O documento pode ser preenchido com um data e assinado em outra? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Tem como Reconhecer firma antes de preencher o documento?

    ResponderExcluir
  4. Tem como Reconhecer firma antes de preencher o documento?

    ResponderExcluir
  5. Tem como Reconhecer firma antes de preencher o documento?

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostaria de saber de fica alguma registo cartório?

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostaria de saber de fica alguma registo cartório?
    Para poder pegar os dados do dut.

    ResponderExcluir
  8. Sim Eduardo. Você pode comparecer ao cartorio onde foi feito o reconhecimento de firma e solicitar uma certidão do reconhecimento da firma. Informe os dados do vendedor e comprador e a DATA EM QUE VOCÊ ESTEVE NO CARTÓRIO. Ok?!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de saber se é necessário, na hora da transferência, levar algum comprovante ou declaração de residência (no caso do comprador). Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se posso fazer o processo sem datar e mesmo assim ficar livre da responsabilidade de multas e com isso dar mais tempo para o comprador fazer a transferência?

    ResponderExcluir
  11. Queria saber se o veiculo sendo da cidade de Limeira se podemos reconhecer firma do recibo na cidade de Franca.

    ResponderExcluir